*Estudo para células referente aos dias 24/10 a 30/10

 

Texto: Josué 6.1-21

Introdução: Na semana passada, literalmente jogamos as redes crendo na palavra do nosso mestre Jesus. Não pense que a sua colheita tardará! Deus sabe exatamente qual área da sua vida que precisa de uma pesca milagrosa e através da sua fé, Ele o dará.

Após a morte de Moisés, Josué foi convocado por Deus a liderar o Seu povo. E um dos maiores e mais notáveis desafios que recebeu foi à conquista da cidade de Jericó. E é sobre isso que vamos estudar essa semana.

Desenvolvimento: Todos nós temos muitos desafios durante toda a vida. Talvez seu maior desafio hoje seja mudar o seu temperamento, ou conseguir um emprego ou até mesmo alcançar cura pra uma enfermidade. Independente do que seja você precisa descobrir o que tem nas mãos.

Vs.4-5 – Josué tinha buzinas, a Arca da Aliança e o grito do povo -> Deus disse a Josué que já tinha dado Jericó nas suas mãos, mas o instruiu tomar algumas atitudes com o que ele tinha nas mãos. Josué rodeou a cidade por uma semana tocando buzinas. E você? O que tem nas mãos? Para cada desafio que enfrentamos, uma atitude diferente precisa ser tomada. Deus não nos entrega nada de “mãos beijadas”. Geralmente, nossa caminhada é como que uma ‘caça ao tesouro’, aonde vamos seguindo as orientações de Deus.

Vs.20-21 – No sétimo dia, ao ouvir o som da buzina, o povo gritou com grande brado -> Você consegue imaginar como deve ter sido sacrificante para eles rodear a cidade durante 6 dias e rodear 7 vezes no último dia proposto por Deus? Estudiosos dizem que a cidade tinha 3 hectares, ou seja 30.000m². Ela era rodeada por muralhas que tinham aproximadamente 9 metros de altura e de 3,4m a 3,7m de largura. Sim, pra eles também pode ter parecido loucura inicialmente fazer o que Deus mandara. Mas eles obedeceram e as muralhas caíram no sétimo dia. Qual é o seu desafio hoje? Qual é o tamanho da muralha que tá tentando te fazer perder a fé no que Deus te mandou fazer?

 

Conclusão: Eu não sei qual é a muralha que você precisa derrubar hoje. Mas sei que Deus está te mandando usar o que você tem nas mãos (ler Êx 4.2-5). Talvez o que você tenha nas mãos seja uma ideia, uma oferta, um esforço a mais em algo, sua oração ou até mesmo o seu grito. Não importa o que seja, use-o! E verás as muralhas caírem diante de você.

“Pois não há muralhas que ficarão de pé diante de mim. Estou firmado em Cristo, para sempre tenho a luz em mim…” Pela fé

 

 

 

Raquel de Cerqueira

21/10/2016

Deixe um comentário