*Estudo para células referente aos dias 03/10 a 09/10

 

Texto: Jó 14:7-9

Introdução: Falamos na semana que passou sobre a nova estação que chegou: A primavera. E com ela, chega o desejo de recomeço. As árvores secas começam a brotar novas e vibrantes folhas; os pássaros retomam força para reconstruir seus belos e resistentes ninhos… Mas e você? Sim, também é o seu tempo de recomeçar!
Segundo o dicionário, esperança é o ato de esperar alguma coisa, ter confiança, e acreditar que algo muito desejado vai acontecer. Ter esperança fala de crermos ainda que as circunstâncias não sejam favoráveis:

* Ainda que uma árvore seja cortada, ela se renovará.

Mesmo cortada no chão parecendo um tronco morto, a árvore tem o seu momento voltar a brotar. De seu tronco começam a nascerem novos ramos e suas raízes são renovadas. Você pode estar se sentindo assim. Talvez não tenha mais vontade de trabalhar ou mesmo sair de casa; talvez se sinta sozinho, sem amigos ou sem alguém que se preocupe com você, ou até mesmo esteja cansado de lutar e tenha entregado os pontos. Se você está sem expectativa, está no lugar certo, porque aqui é primavera. É tempo de novos ramos brotarem e trazerem consigo a vida de Deus.

* Se envelhecer a sua raiz na terra, ao cheiro das águas brotará.

Mesmo que as suas raízes envelheçam, a árvore não desiste de lutar pela sua sobrevivência. Ela sempre tentará levar suas raízes por outro caminho até que encontre água. Às vezes, ficamos cansados e fartos de muitas situações que nos afligem durante a vida. E esse cansaço nos envelhece a mente e o coração. O envelhecimento nos traz sequidão. Quando estamos secos, não acreditamos mais em mudanças, tanto de outros como na nossa; não encaramos bem o novo, pois já nos sentimos desgastados e envelhecidos. Passamos a não acreditar mais que possa haver água. Mas existe sim! Jesus pode te dar água da vida que nunca mais lhe dará sede.

 

Conclusão: Não importa a maneira como você se encontra hoje, saiba que há esperança pra você! Há esperança de recomeçar de onde você parou, de sair da sequidão e voltar a brotar. Em Salmos 1.3 diz que quando estamos plantados junto a ribeiros de água, no tempo certo, daremos frutos e nossas folhas não murcharão. Jesus é o nosso rio de águas vivas. Ele é a sua esperança de recomeço. Esteja plantado junto a esse rio e veja o renovo de Deus em sua vida.

Aplicação: Durante essa semana, você deve analisar sua vida. Descubra quais atitudes tem te tornado uma árvore seca, sem expectativa de mudança e fé nos recomeços. Sim, é tempo de se desfazer de todas elas e crer que Deus está te dando uma nova chance. Ele acredita no seu recomeço!

 

 

Raquel de Cerqueira

30/09/2016

Deixe um comentário