*Estudo para células referente aos dias 10/10 a 16/10

 

Texto: Josué 1.9Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Introdução: Na semana passada, falamos sobre recomeços. É impossível não perceber que o novo de Deus já chegou a nossas vidas, famílias, células, ministérios e relacionamentos. De fato, estamos experimentando a primavera de Deus. Vivemos dias de novidades e renovo.

Todo recomeço exige algo de nós: coragem! Coragem significa ser quem você é. Expressar-se por completo apesar do que as outras pessoas podem pensar a seu respeito. Significa não recuar quando as pessoas dizem que você tem que mudar quem você é.

“Coragem é estar morrendo de medo… e seguir em frente mesmo assim.” John Wayne

* Josué foi corajoso para assumir a liderança do seu povo.

O capítulo 1 de Josué, nos revela a palavra que Deus deu a Josué após a morte de Moisés. Grande era o desafio que Josué teria pela frente. Provavelmente o povo ficou abatido com a morte de Moisés e Josué recebeu a incumbência de recomeçar a conquista pela terra prometida. Deus o mandou ser forte e corajoso.

Desafios sempre vêm junto com o recomeço; fazem parte do pacote. A maneira como você os encara é que vai determinar onde você vai chegar. Se Deus está te convocando a fazer algo, faça! Ele sempre estará com você! Ser corajoso não significa não ter medo, mas enfrentar os desafios que aparecem crendo que Deus estará contigo todos os dias da sua vida.

* Pedro foi corajoso para enfrentar o seu pecado. Lucas 22.60-61 / Atos 5.14-15

Lendo os dois textos acima, o primeiro pensamento é: É o mesmo homem? Sim, é o mesmo homem! Pedro negou a Jesus por três vezes e ainda assim foi um dos maiores apóstolos na igreja primitiva. E sabe por quê? Porque foi corajoso para enfrentar o seu pecado diante do seu mestre (João 21). A primeira que pensamos ao pecar é fugir da presença de Deus. Isso vem desde os tempos de Adão e Eva. Mas quando decidimos enfrentar nossa vergonha, não existem limites que possam ser suficientes pra nós. Não importa o que você tenha feito, Jesus está aí, ao seu lado. Seja corajoso, e assim como Pedro, decida segui-Lo mais uma vez.

Conclusão: Os desafios são grandes? As tempestades ainda estão te afligindo? Seus pecados ainda doem? Não importam quais são as novidades que tem vindo sobre sua vida. Sejam elas boas ou ruins, seja forte e corajoso! Creia que Deus é quem está te mandando e que Ele estará com você todos os dias da sua vida, até a consumação dos séculos.

 

 

 

Raquel de Cerqueira

07/10/2016

Deixe um comentário